...e prematuramente, de repente, inexplicavelmente, Feutmann vai embora!

...e prematuramente, de repente, inexplicavelmente, Feutmann vai embora!

 

 

 

 

 

 

 

 

Homenagem a Feutmann Gondim da Folha De Boa Vista

 

 

Na segunda-feira, 19 de dezembro de 2011, na página 09 a Folha de Boa Vista homenageia Feutmann o documento original em .pdf pode ser baixado aqui.

Com respeito e admiração. É como o jornalista Feutmann Gondim será lembrado por todos que o conheceram, especialmente pelos que tiveram o privilégio de gozar de sua amizade. Inteligente e elegante, tinha exemplar postura diplomática, quer na vida pessoal quer na vida profissional. E, como tal, defendia com firmeza seus posicionamentos, sem jamais descer ao nível da ofensa. Feutmann era precoce. Começou a trabalhar desde cedo, aqui na Folha, como digitador, onde também atuou como repórter e foi o jornalista mais jovem a assumir o cargo de editor-chefe deste jornal, com apenas 20 anos.
Atualmente morava em Brasília, onde era assessor da senadora Ângela Portela. Mas, sempre que podia, voltava a Roraima e se refugiava na Pousada Lauro Gondim (de propriedade de sua família), na Serra do Tepequém.
Eram as coisas que ele mais amava além da profissão: sua família, os amigos e a região do Tepequém, onde aos 37 anos de idade voltava a ser criança e sonhava um dia viver lá para sempre.
Se com o trabalho Feutmann era extremamente sério, como um profissional ético que sempre foi, em seu lazer ele era só alegria. Espalhava alto astral por onde quer que passasse, com seu jeito simples e ao mesmo tempo sofisticado e seu papo sempre muito interessante, pelos amplos conhecimentos que possuía.
Roraima perdeu um grande profissional, um ser humano dos mais especiais, corajoso sem ser arrogante, debochado ou desrespeitoso; simples sem ser simplório; e educado sem ser subserviente.
Mesmo trespassada pela imensa dor da sua súbita partida, presto uma homenagem àquele em cuja passagem meteórica por essa vida só deixou exemplo de competência, generosidade e lealdade, sendo indiscutivelmente
um excelente profissional, um bom filho, bom irmão, bom amigo, enfim uma pessoa de bem.
Expresso nestas imagens todo meu carinho, meu grande amor e minhas eternas saudades daquele que, muito mais que um colega, era um verdadeiro amigo, um irmão.

 

 image003    image004    image005   image006 
Cachoeira do Cabo Sobral. 
Tepequém
 
Em El Pauji, Venezuela
 
Em El Pauji, com Ana Paula Souto Maior e
 Eva Timbó 
 
Na Gran Sabana com Viviane Rodrigues
             
 image007    image008    image009    image010
Festa, Com Viviane Rodrigues
 
Carnaval com Viviane Rodrigues
 
No Iate Clube de BV
 
Baile no Iate com Tânia Gadelha
             
 image011       image012       image013       image014
     
Duplas de Sinuca com Airton Ribeiro e
Chirth Peixoto
       
       image015
Sinuca
 
Banho de cachoeira II
 
Com Airton Ribeiro e 
Chirth Peixoto
 
Festa Chique
             
 image016    image017    image018    image019
Rio de Janeiro com Santiago Jr
 
Rio de Janeiro com Salvio Botelho
 
Metropolitan Museum -NY
 
Nova York
             
 image020        image021    image022
Em Brasília II
     
Por do Sol - Tepequem II
 
Reveillon 2010-2011- Tepequém Pousada
             
image023   image024   image025   image026
Com seu golden retriver, o Holden
 
Por do Sol - Tepequém
 
Tepequém II
 
Com Holder
             
image027   image028   image029   image030
Platô no Tepequém
 
Tepequém I
 
Reveillon 2010-2011-
 
Cachoeira do Paiva - Tepequém
             
image031   image032   image033   image034
Casamento de Nalu e Diego Gomes, 
com Parmênio Citó e Rodrigo Campos
 
Twin Tower-NY
 
Por-do-Sol em Tepequém III
 
Pousada Lauro Gondim - Tepequém
             
 image035    image036   image037    image038 
Em Brasília
 
Cachoeira do Cabo Sobral, 
 Tepequém
 
Prontos para descer a Cachoeira
 do Paiva
 
No casamento de Adriana e Raustmann Gondim

 

 

Download do original em pdf

 

 

 


 

 

Saudades

Dizem que ninguém e insubstituível, mentira!!!!

 

image039

Káthya Oliveira Wieser*

 

A partida do meu amigo Feutmann deixou um vazio que vai sempre existir.
Nos encontramos pela primeira vez quando eu estava morando em Fortaleza. Ele chegou em minha casa trazido pelo Serginho (Santos) e a Flora (Mota). Os três eram estudantes de jornalismo, haviam ido a um congresso em João Pessoa e na volta pararam para ficar uns dias comigo. Lembro da sua timidez - algo que pode soar estranho para muitos; e dai nasceu a nossa amizade. Uma amizade regada de conversas longas e interessantes, e muitas taças de vinho...
Feutmann tinha um senso de humor finíssimo, conviver com ele era dar grandes gargalhadas de situações que deixariam outras pessoas constrangidas. Nasceu e viveu num tempo futuro. Podíamos amanhecer o dia ouvindo-o expor suas ideias que conseguiam ser ao mesmo tempo cosmopolitas/visionárias e ainda assim ligadas ao nosso Roraima e mais especialmente ao Tepequém.
O meu amigo faz uma falta imensa; o formador de opiniões que conseguia fazer as pessoas refletirem rindo (lembro o programa de bolsas criado por ele, numa candidatura fictícia, durante a campanha eleitoral de 2010), esse foi uma perda coletiva. Perdeu Roraima, já que aqui temos poucos com a sua inteligência e menos ainda com a sua coragem.
Tenho Saudades! Muitas! Mas ele vai estar para sempre vivo no meu coração.

 

*Káthya Oliveira Wieser, administradora, estate manager dos condomínios da empresa italiana Prodeco Internacional Limitade na Nigéria

 

 

 

 


 

 

Um verdadeiro cidadão do mundo

 

image040

Rodrigo Campos*

 

O mundo através da memória, do lógico, da família, e verdadeiro sentido de celebração de encontros, Feutmann Gondim, um homem de muitas palavras, de excelente retórica e principalmente, repleto de amigos que os torna sempre vivo com sua astúcia e simplicidade, alegrias, lembranças de um homem com inteligência admirável em qualquer cidade e país, um verdadeiro cidadão do mundo.

 

 

 

 *Rodrigo Campos, médico amigo do Feutmann

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

Folha web, 17/12/2011 12h00

 

 

Sepultamento de jornalista Feutmann Gondim está previsto para amanhã em Boa Vista

 

Segundo informações de familiares do jornalista Feutmann Gondim, falecido nesta manhã (17) em Brasília, está tudo preparado para o funeral, que deve acontecer em Boa Vista. Segundo postagem feita por seu irmão na rede social Facebook, o corpo deve chegar às 00h40 no voo da Gol, vindo com sua mãe, irmãs, sobrinha, um amigo e a senadora Ângela Portela (PT), da qual era assessor de imprensa.
Em seguida o corpo será encaminhado a Organização Social de Luto (Orsolu) onde acontecerá o velório. A princípio o sepultamento está previsto para acontecer a partir de 11h30 de amanhã, mas a confirmação vai depender da vontade da mãe.

 


 

 

Amizade é um contrato tácito entre duas pessoas sensíveis e virtuosas

 

image041

Santiago Junior*

 

Segundo Voltaire, a amizade é um contrato tácito entre duas pessoas sensíveis e virtuosas. Sensíveis porque um monge, um solitário, pode não ser ruim e viver sem conhecer a amizade. Já em relação à virtude: Os maus possuem cúmplices, os voluptuosos têm companheiros de devassidão, os interesseiros reúnem sócios. Os políticos congregam partidários, o comum dos homens ordinários mantêm relações. Os príncipes têm cortesãos. Só os virtuosos possuem amigos.
Feutmann Gondim era meu amigo. Ele possuía a virtude e a sensibilidade que é o terreno onde a amizade floresce. Vou contar um segredo, ele me apresentou a literatura, não esse lixo de auto-ajuda, que anda por aí, ou best sellers vulgares, mas a alta literatura, a poesia em prosa: Gabriel García Marques, Ernest Hemingway, Scott Fitzgerald, Proust... um mundo incrível, que certamente está comigo na vida e no palco. Vou contar outro segredo, meu grande amigo hiperativo e de QI elevado pode até ter descambado para o jornalismo e a política, mas ele era em essência um artista; tudo nele clamava pela poesia.
Num momento insano, quando não sei porquê, resolvi fazer outra coisa da vida, que não dançar, ele me disse: Não seja louco, você nasceu para a arte Santiago, se fizer outra coisa, vai se arrepender pro resto da vida... No mais, eu queria dizer que um dos homens mais sensíveis, virtuosos e inteligentes que eu conheci na vida nasceu no Tepequém e se chama Feutmann Gondim. Obrigado querido pela inesquecível convivência contigo.

 

* Santiago Junior, bailarino do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

 

 


 

 

Após a morte física, adquirimos um corpo moroncial.

 

image042

Arnobio Lima*

 

Neste plano tridimensional, o corpo físico é a nave que nos propicia vivenciar os elementos; perdê-lo, estabelece definitivamente as conexões, possibilitando vivências dos mundos moronciais. A partir desse momento, todos os registros akáshicos estão livres para acesso; todas as amizades, todos os relacionamentos e todas as parcerias passam a fazer parte desse processo evolutivo, que leva ao pensamento profundo do universo.
Jamais cri que Feutmann Gondin veio a passeio neste plano. Se ainda tem pessoas que se sentem contrariadas, se ainda reagem sem entender a sua condição humana, se ainda existem críticas, discordâncias, da sua existência, isso só vem ratificá-lo, provando que sua boa caminhada influenciou amigos, inimigos, políticos e, principalmente, pessoas. Isto é, buscou sair da caverna à procura de ideologias que nunca foram absolutas.
Parodiando Remo Lupin: "É o grau de comprometimento que determina o sucesso, não o número de seguidores". Então, Salve Feutmann Gondim! Que, mesmo após a perda do corpo físico, faz com que seus pensamentos fomentem planejamento, determinação, projetos e, principalmente, ações uníssonas de seus amigos por dias melhores.

 

*Arnobio Lima, técnico do Seguro Social/Auditoria Geral do INSS há 13 anos.

 

 

 

 

 

 

 

 

image043

Minha última foto com Feutmann no meu aniversário em 18 de junho de 2011.


 prev up