Reportagens Especiais

Monte Roraima, lugar místico pouco explorado pelos os roraimenses

Fotos: Divulgação/Roraima Adventures

Um lugar místico, para alguns chega a ser mágico. O Monte Roraima, localizado na tríplice fronteiro Brasil, Guiana e Venezuela, atrai a atenção de pessoas do mundo inteiro, mas os roraimenses ainda não abriram os olhos para a sua magia.

Com 2.810 metros de altitude no seu ponto mais alto, o Monte Roraima fica apenas 5% no lado brasileiro, 10% estão em território guianense e 85% pertencem à Venezuela, de onde se é possível acessar mais facilmente através de uma boa caminhada.

Leia mais:Monte Roraima, lugar místico pouco explorado pelos os roraimenses

Serra do Tepequém, do bruto à pedra lapidada

Por Raustmann Gondim
Fotos: Feutmann Gondim

A Serra do Tepequém, no município do Amajari, registrou nos últimos sete anos um crescimento vertiginoso no número de turistas em busca de diversão e belezas naturais. O local já abrigou mais de cinco mil garimpeiros nas décadas de 60, 70 e 80, mas hoje, vive dias de rápida expansão setor de turismo.

foto1Foto1 – Imensos “poções” foram abertos durante a busca desenfreada por ouro e diamantes. Abandonados, os poços acabaram acumulando água. Alguns deles foram usados para a prática da piscicultura, mas o projeto se tornou inviável. Hoje, apenas um deles é usado para banho pelos turistas e moradores da comunidade, o Poço Azul.

 

Leia mais:Serra do Tepequém, do bruto à pedra lapidada