Tendências
Open Panel
ALE-RR

Algo velho, algo novo: as tradições seguidas nos casamentos explicadas.

Ou como dizem os ingleses: "Something Old, Something New ..."

Estamos todos familiarizados com o dito "Algo velho, algo novo, algo emprestado, algo azul", mas você sabia que o final original era "e um sixpence de prata para o seu sapato"? E o que exatamente significa tudo isso, afinal? Com muitas noivas supersticiosas querendo manter as tradições do casamento nesse grande dia, decidimos investigar as origens de tais práticas, entender o motivo delas, para dar a elas uma luz na hora de escolherem todos estes itens.


Algo velho:
Este é um símbolodeuniãoda noiva comsua família e seupassado.Por esta razão, muitas vezes é a mãeou a avóqueentram em cena paraoferecer estepresente.Jóiasda família, umpedaço de rendaouum lenço,são todos os itenspopularespara carregaraté o altar.
Algo novo:

Trata-se de olhar para o futuro. Simboliza o próximo capítulo da vida, que a noiva está começando no dia do casamento, assim como o fato de que a noiva e o noivo estão criando uma nova familia. Como isso pode ser qualquer coisa – o vestido, flores, a aliança  de casamento – esse é um item fácil.

Algo emprestado:
Esta é uma tradição interessante em que uma amigar feliz no casamento empresta à noiva algo. Através do "empréstimo" do item, à noiva é simbolicamente emprestado um pouco da felicidade da mulher que emprestou. Além disso, esse objeto serve como uma lembrança da amizade no dia do casamento.
Algo azul:
Azul é a cor da fidelidade, da pureza e da lealdade - todas as coisas boas para ter no dia do casamento. Os casais de antigamente, muitas vezes, adicionavam faixas azuis nos seus trajes de casamento; hoje este detalhe é normalmente mais sutil para não estragar um vestido lindíssimo. Em vez disso,a noiva pode usar uma liga azul (que só o noivo vai ver, né) ou esmalte azul na pontinha de uma das unhas, ou mesmo na sola do sapato.
Dar uma vida de prata ao sapato:
O pai deve colocar uma moedinha de prata no sapato da noiva pouco antes de ela caminhar ao altar, como uma forma de desejar amor, prosperidade e felicidade em seu casamento. Embora seja difícil seguir essa tradição, nós nao temos moedas de prata, colocar uma medalhinha de Santo Antonio, além  de tudo o que dissemos antes, ainda garante a proteção do santo – muito benvinda sempre.

Outras tradições algumas caindo em desuso, outras ficando cada dia mais popular, são elas:

  • Jogar arroz em um casal costumava ser a norma, enquanto caminhavam para fora da igreja. Hoje o confete (terrível ) ou pétalas de rosa que estão substituindo essa tradição.
  • Escrever o nome das amigas solteiras e costurar na barra do vestido, para que elas tambem tenham a mesma sorte.
  • Uma colher de madeira pode não sero presente maisemocionante, masdandouma paraa noivaajudaria ela ase tornar uma boacozinheirapara seu marido.Éprovavelmente melhorquenãoseja mais seguida...
  • Ferraduras são símbolos antigosdeboa sorte eaindacontinuam presente (ainda que nao vistas) em muitos casamentosde nossos dias.

No mais é lembrar que tudo isso são crendices, que podem enviar ótimas vibraçõesaosnoivos, mas fazer o casamento ser feliz é tarefa deles no dia-a-dia.