Tendências
Open Panel
ALE-RR

Já ouviu falar no mais novo esporte ligado à beleza? A SUP(ER) Yoga?

A SUP yoga é um novo esporte nas ondas... Para espantar o calor, relaxar, trabalhar o seu eu interior e estar em contato com nosso Rio Branco.

Desculpemo título,eu não pude resistir. Acabei de veruma reportagem na Vogue Alemãsobreuma tendência crescente deyogaempranchas destandup(SUP). Como meu alemão é capenga, fui pesqisar mais, para entender do que se trata.

Parece um pouco maluco, mas realmente fãs de ioga e supers (praticantes de standup) estão se reunindo para uma ação incrível na água. Vamos por partes:

O que é o SUP?

SUP é praticamente uma combinação de uma prancha de surf e um remo. Foi inventado no Havaí, onde é chamado de remo “He'e Nalu”.
Especialistas em SUP definem assim este esporte relativamente novo: A forma original de SUP vem da década de 1950, quando os “Waikiki Beach Boys” ficavam em suas pranchas longas, enquanto tiravam fotos de turistas americanos aprendendo a surfar.
 O SUP da forma moderna teve inicio em torno do ano 2000, quando Laird Hamilton  e Dave Kalama (Campeão Mundial de Windsurf) reviveram o esporte como uma forma de treinar em águas lisas. Somente mais tarde eles perceberam o potencial de transformar o SUP em um esporte.
SUP é, atualmente, uma das mais populares atividades ao ar livre.
Ganhou o mundo em áreas onde as condições de vento e de surf estão longe do ideal; por isso, muitas vezes você pode ver “supers” nos lagos e rios próximos à Boa Vista.
Pranchas de SUP têm tamanhos específicos; elas tendem a ser maiores do que uma prancha de surf. Existem vários tipos de prancha de SUP, de todas as pranchas Rounder são as melhores para SUP yoga porque proporcionam mais estabilidade.

E o que é SUPYoga? 

SUP yoga se assemelha a uma aula de yoga normal, em que se treina o corpo inteiro trabalhando todos os seus músculos e sua concentração, porque você tem que estar bem concentrado para estabilizar-se sobre a prancha.
É de Jen Austin, uma professora de  SUP yoga na Cornualha, Reino Unido, o depoimento abaixo:

"Há algo de muito bonito e relaxante sobre flutuar na água, enquanto você está fazendo a sua prática de yoga. Eu amo  a SUP yoga, porque nos dá a oportunidade de estar fora, cercado por  uma paisagem belissima enquanto estamos fazendo a nossa prática de yoga. É tão bom estar aqui junto à praia, flutuando na água, relaxando. "

Jen continua a explicar que a SUP yoga é um novo desafio, porque você tem que trabalhar cada músculo em seu corpo e ficar firme em sua prancha. Ao mesmo tempo, a água dá uma oportunidade fantástica para relaxar e apreciar os elementos naturais.
A SUP yoga requer muito foco porque no momento em que você permitir que seus pensamentos vaguem você vai cair na água.
As aulas terminam com uma sessão de relaxamento, onde os alunos se deitam em suas pranchas, fecham os olhos e têm um tempo para relaxar, ouvir os sons do oceano, rio ou lago e apreciar a paisagem.
Se isso é só um modismo sóotempodirá; é com certeza uma atividade divertida e as pessoas estão fazendo isso para sentir-se bem. A SUP yoga já é muito praticada nos Estados Unidos, Australia e está chegando agora no Reino Unido e na Alemanha.

Se você já pratica yoga o SUP pode levá-lo a um nível totalmente novo. E se você nunca praticou yoga antes que isso seja a motivação para voce tentar.

Em Boa Vista você pode experimentar o SUP no Porto do Babazinho, e quem sabe se com alguma conversa não apareçam interessados em organizar por lá aulas de SUP yoga.