Destaques

Destaque

A Pergunta foi: "Quem você considera pessoa de Destaque em Roraima? E estas foram as pessoas mais citadas pelos entrevistados:

 

 

Antonio Oneildo web

Antonio Oneildo Ferreira

Advogado e Diretor Tesoureiro da OAB Nacional
* Antonio Oneildo Ferreira, é Graduado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão e Pós-graduado em Direito Constitucional pela Faculdade Estácio Atual. Atuou na Advocacia Sindical e nas áreas de Direito Trabalhista, Direito Indígena e Direito Ambiental. Na OAB-RR, compôs várias comissões, entre as quais a de Mobilização para implantação de mais uma Vara do Trabalho em Boa Vista; foi presidente de importantes Comissões, como a que analisou e emitiu parecer sobre o Projeto de Lei Complementar que criou, organizou e estruturou a Defensoria Pública do Estado de Roraima. Foi Diretor da Escola Superior de Advocacia; Conselheiro Seccional e presidente da OAB-RR de 2001 a 2012. No metier da advocacia, costuma-se dizer que na Secional Roraima, existe dois tempos: antes e depois da gestão de Antonio Oneildo, tantas foram suas realizações em prol da classe. Eleito Conselheiro Federal para o triênio 2013/2016, é atualmente Diretor-Tesoureiro do Conselho Federal da OAB, um dos cargos mais importantes da Entidade Nacional.

 

Bruno GarmatzBruno Garmatz

Fotógrafo, Jornalista e Escritor
O jornalista, fotógrafo e escritor Bruno Garmatz, reuniu sua larga experiências nessas áreas, para publicar a fantástica obra "Monte Roraima – A Morada de Makunaima", um livro com 373 páginas de imagens incríveis e textos em português, espanhol e inglês, sobre a história do ponto turístico mais visitado da Região norte, o gigante Monte Roraima, localizado na tríplice fronteira do Brasil, com a Venezuela e a República da Guyana. Além disso, o livro mostra ainda, lendas que envolvem o monte e arredores, um pouco da história das localidades em seu entorno e reúne fotos de vários outros experientes fotógrafos. A obra, de padrão internacional, publicada por meio da Lei de Incentivo a Cultura do Estado de Roraima, com o patrocínio das Lojas Perin, pela editora Comunicare, teve grande repercussão não só em Roraima, mas também em outros estados, onde está disponível em várias importantes livrarias e é sem dúvidas uma das publicações mais completas e importantes sobre o Monte Roraima.

 

Carmésia EmilianoCarmézia Emiliano

Artista Plástica
Nascida na Maloca do Japó – Normandia, Carmézia Emiliano começou a pintar de maneira autodidata e em 2006, fez workshops de pintura e desenho no Atelier MM-Brasília; recebeu orientações dos consagrados artistas naïf Waldomiro de Deus e Clóvis Júnior. Participou de inúmeras exposições coletivas e individuais, mas depois que conheceu Augusto Luitgards, ficou conhecida em todo o país e com a curadoria dele, estrelou várias importantes exposições, entre as quais, individuais: no Palácio do Planalto e no Memorial dos Povos Indígenas – Brasília (DF) e participou de importantes bienais de arte, tendo sido selecionada e premiada em quatro edições seguidas da mais importante bienal de arte naïf do Brasil. Possui obras em muitos acervos (e colecionadores), tais como: Memorial dos Povos Indígenas –DF; SESC-SP; Museu Internacional de Arte Naïf – RJ, Oscar D'Ambrosio, Ziraldo,Cineasta Vladimir Carvalho, Embaixador de Israel, Sr. Giora Becher, poeta Thiago de Melo, Antônio Nascimento (bienais de arte naïf do SESC Piracicaba), entre muitos outros. Ela foi tema na monografia de Mestrado de Roseli Anater e estrelou exposição do Projeto Abril Indígena 2014, que comemorou 25 anos da UFRR.

 

Davi Yanomami Kpenawa web

Davi Yanomami

Líder Indígena
Davi Kopenawa Yanomami, é a mais respeitada e bem articulada liderança indígena brasileira e também uma das mais importantes do cenário internacional, tendo sido um dos principais responsáveis pela demarcação da Reserva Indígena Yanomami. Já discursou na ONU e em outros importantes Fóruns Internacionais e é único brasileiro vivo a ganhar o Prêmio Ambiental Global 500 das Nações Unidas (o outro foi o saudoso Chico Mendes). Assim como Chico Mendes, ele é mais conhecido no exterior que no seu próprio país; é verbete nas Wikipédias em inglês, francês, alemão e holandês, mas é ignorado na versão em português. Já foi capa da Revista TRIP e notícia de destaque nos principais Veículos de comunicação do mundo, graças a sua determinação de guerreiro na defesa de seu povo e seu grande amor pela natureza, por sua origem e costumes. Sua biografia, "La chute do ciel" (lançada em 2010), escrita pelo antropólogo francês Bruce Albert, que o conhece há mais de 30 anos, foi best-seller na França e está sendo lançada no Brasil pela editora Companhia das Letras.

 

Epitácio Cezar webEpitácio César

Artista Plástico e Multimídia
* O publicitário Epitácio César, foi produtor e diretor em grandes veículos de comunicação do país - onde produziu longa metragens, séries e documentários para TV e centenas de comerciais (vídeo, ilustrações para cartazes, folders e publicações periódicas), além da experiência internacional com documentários estrangeiros e a Copa do Mundo de Futebol realizada em 1982 (TV Globo), antes de chegar a Roraima, no final dos anos 80, trazendo na bagagem o pioneirismo da computação gráfica, com a primeira impressora a laser, gerador de caracteres para TV e o primeiro sistema de tele-marketing. Por aqui, foi diretor de duas emissoras de TV e responsável por importantes projetos, entre os quais: a reforma do telejornalismo, o grafismo na TV e a remodernização das mensagens comerciais, além de trabalhos como o Programa: "Assembléia em Foco" e a Série "Momento Legislativo", entre outros. Produziu mega eventos, várias capas de CD's e editou mais de dez livros. Genial artista plástico e escultor, o multimídia Epitácio César, é o responsável pelo Memorial, pelos Álbuns "Feutmann Gondim" e pela criação de todas as logomarcas desse site.

 

Jaci José de SouzaJacir José de Souza

Líder Indígena
*Jacir José de Souza – É uma das lideranças indígenas mais respeitadas do Estado de Roraima, principalmente por sua luta em prol da Terra Indígena Raposa Serra do Sol. Aos 20 anos começou a participar da Assembléia Geral dos Tuxauas e pouco tempo depois (em 1977) tornou-se tuxaua de Maturuca, o centro de resistência indígena em favor da Raposa Serra do Sol. Como liderança máxima de sua comunidade, incentivou outros tuxauas da região das serras a criarem conselheiros indígenas em prol das comunidades e esse foi o embrião do Conselho Indígena de Roraima (CIR, fundado em 1988), a maior Entidade Indígena brasileira, que goza de respeito internacional. Conciliador - mesmo sendo macuxi - uniu-se a wapixana Pierlangela Cunha (Organização dos Professores Indígenas) na divulgação da campanha "Anna Pata, Anna Yan" (Nossa Terra, Nossa Mãe), na Europa, pela manutenção da área contínua. Ganhador do Prêmio Chico Mendes categoria Liderança Individual, ele foi o principal responsável por o CIR ter ganhado o Prêmio Bartolomé das Casas concedido a Entidade pelo Governo Espanhol.

 

Jaider Esbell webJaider Esbell

Artista Plástico
* O escritor e artista plástico indígena Jaider Esbell (macuxi) é de Normandia, onde estudou até os 18 anos quando mudou para a capital. Ainda jovem, participou ativamente dos movimentos sociais e indígenas na Igreja Católica, que lhe levaram à aldeia Kanauani , quando recebeu seu primeiro prêmio com a arte, por uma gravura num concurso de catequistas indígenas. Em Boa Vista, ingressou na UFRR e começou a trabalhar na Eletronorte; atualmente é Geógrafo com especialização em Meio Ambiente e mantém seu Atelier no bairro Paraviana , onde compartilha seu talento incentivando novos artistas por meio de oficinas. Já participou e produziu exposições e foi reconhecido nacionalmente na literatura pela Funarte, com o livro "Terreiro de Macunaima". Jaider tem dois livros publicados e um no prelo, diversas exposições no Brasil e em 2013, começou sua carreira internacional, dando aulas e fazendo exposição nos Estados Unidos, onde se encontra atualmente.

 

Jessé Souza webJessé Souza

Jornalista
Jessé Souza, é um dos jornalista mais respeitados de toda a Região Norte, tendo iniciado sua carreira em 1993, publicando artigos e em 1996 foi efetivado como repórter. Tornou-se o articulista número (status que detém até hoje) e em 2007 foi promovido a editor-chefe do jornal Folha de Boa Vista, o veiculo de comunicação escrita mais antigo e de maior credibilidade do Estado, com 30 anos de circulação ininterrupta. Atualmente, além dessas duas importantíssimas funções, ele é também o responsável pela Coluna Política "Parabólica", uma das páginas mais lidas do jornal. Estudou na Universidade Federal de Roraima e fez intercâmbio nos Estados Unidos, onde visitou as redações de importantes jornais do país, como The Washington Post e Herald Tribune. Indígena orgulhoso de suas origens, Jessé, que é um apreciador das artes é o titular do "Pajuaru" – um blog sem rodeios sobre Roraima, linkado na folha web (www.folhabv.com.br), veiculo on line do Grupo Folha.

 

José Maria Rodrigues Neto webJosé Maria Neto

Professor
José Maria Rodrigues Neto, é uma espécie de celebridade intelectual. Bacharel em Direito pela UFRR, pós-graduado em Direito Administrativo, ele é Professor de Direito Administrativo e Direito Constitucional há mais de 10 anos, com ampla experiência tanto na área acadêmica como na área de concursos públicos e qualificação de pessoal. Já foi professor da UFRR e ministrou diversos cursos em parceria com o IEL, Escola do Governo e TREIDE, destinados à qualificação dos servidores e do quadro administrativo do Governo do Estado. Também já participou de vários eventos proferindo palestras na área jurídica, além de ter ocupado diversos cargos na administração pública estadual e federal, entre os quais o de Corregedor-Geral de Polícia e Delegado Geral da Policia Civil de Roraima. Atualmente, desenvolve amplo trabalho voltado a treinamento na área de concursos públicos em diversos cursinhos da capital, o que fez dele um autêntico show man, especialmente entre os jovens, com seus concorridíssimos aulões. Ele é também responsável pela coordenação dos processos judiciais do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima.

 

Padre Revislande Araujo webPadre Revislande Araújo

Revislande Araújo, ordenou-se Padre da Igreja Católica em 1998, e durante esses 16 anos de sacerdócio, se tornou a liderança religiosa mais carismática de Roraima, graças ao sua dedicação e fantástico trabalho social, como Pároco da Paróquia de São Francisco, que reúne 8 igrejas: São Francisco (S.Francisco), Santo André (31 de Março), São Paulo (bairro dos Estados), São José (Paraviana), São Matheus (Caçari), N.S. da Anunciação (Parque Caçari), N. S. de Aparecida (Aparecida) e São Pedro (S.Pedro). Nessa Paróquia, são realizados vários programas sociais em que se destacam: o atendimento do Clube de Mães (com 40 senhoras); Assistência a 42 famílias (com cestas básicas e auxilio medicamentos); coleta de óleo de cozinha para fazer sabão, destinado a Fazenda Esperança; Atendimento semanal a casais, além das novenas nas terças-feiras e celebrações de missas em todas as 8 igrejas da Paróquia. Padre Revislande, é Formado em Filosofia com especialização em Filosofia Existencial e em Teologia com especialização em Movimentos Sociais e Ecumênicos. Em breve, irá a Roma Cursar Mestrado em Direito Canônico.