Empreendedorismo

Empreendedorismo

Entre os vários empresários locais, são os que a população considera os maiores e mais bem sucedidos empreendedores de Roraima, independentemente de suas respectivas áreas de atuações.

 

 

Airton Cascavel

Airton CascavelAirton Soligo, mais conhecido como Airton Cascavel, chegou a Roraima (vindo do Paraná), aos 19 anos de idade, como gerente da empresa de ônibus União Cascavel. Aos 20 anos, foi eleito Prefeito do Município de Mucajaí e aos 23 se elegeu deputado estadual e presidente da Assembléia Legislativa do Estado de Roraima. Foi Vice-Governador, deputado federal e novamente deputado estadual, até que decidiu sair da política pra se dedicar exclusivamente a iniciativa privada, tanto em Roraima quanto no Estado do Amazonas. Atualmente, possui duas fazendas em Roraima; a empresa Agrofrutas na Região do Bom Intento; 5 franquias do BOB's ( três lojas e dois quiosques); 5 franquias da Spoletto (quatro em Manaus e uma em Boa Vista); uma franquia Subway em Boa Vista; é sócio de dois Motéis (Opium e Cruviana) e proprietário da Nat Frutas, fábrica de polpas, que fornece polpa e concentrado de açaí para a Coca-cola (Del Valle), além do King Açaí, legitimo açaí da Amazônia que terá franquias em todo o pais.

 

Airton Dias

Airton DiasEmpreendedor nas áreas do turismo, máquinas, equipamentos e veículo, o empresário Airton Dias, participou ativamente da criação, da Fundação Ambtec, da Câmara Venezuelano-Brasileira de Comércio e Indústria, do Sindiveículos e da Fundação Transparência Roraima. Foi vice-governador, presidente do PDT e hoje integra o PSB. Atualmente, preside o Conselho Deliberativo do Sebrae-RR; Conselheiro da Fundação Estadual do Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia de Roraima-Femact; presidente do Sistema Fecomércio (Sesc, Senac e Instituto Fecomercio-RR); Diretor da Confederação Nacional do Comércio, representante a Entidade na Câmara de Comércio Latina dos Estados Unidos da América e na Associação Ibero-Americana de Câmara de Comércio- entidade empresarial de âmbito continental. É responsável pela promoção de vários importantes encontros de negócios internacionais em países como Venezuela, Gauyna, Panamá, Estados Unidos, entre outros. Em sua gestão no Fecomércio, destacam-se importantes ações tais como: a construção da Pousada do Sesc Tepequém, promoção do evento FestRock (referência regional), implantação da Revista Regional Somos Amazônia e sua expansão a nível e a ampliação dos serviços do SENAC a todos os Municípios do Estado. Airton Dias é o idealizador do fantástico Eco Park, ponto turístico e de laser.

 

Aniceto Wanderley

Aniceto WanderleyO roraimense Aniceto Wanderley, é Formado em Engenharia de Infra-Estrutura Aeronáutica - ITA, Engenharia Elétrica, Engenharia Civil, Análise de Sistemas e Direito. É Mestre em Ciência Aeronáutica e entre os cargos públicos que já exerceu, foi Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Presidente da Boa Vista Energia. Ele foi também o primeiro presidente da Coopercarne (Cooperativa Agropecuária de Roraima) e atua há 13 anos na cadeia produtiva da Piscicultura, com criação de peixes, fabricação de ração animal (em especial alimentos para peixes), na Indústria de Rações Criação e com o Centro Tecnológico de Aqüicultura, na reprodução, qualificação de mão de obra, tecnologia e inovação. Como piscicultor, Aniceto possui atualmente uma área de 1.274 hectares de lâmina d'água e é um dos integrantes do Frigo 10, Projeto que reúne dez grandes empreendedores da Região Norte. Foi eleito, o presidente da recém fundada, União dos Empreendedores de Roraima - UNIRR, Entidade que reúne todos os setores do empreendedorismo do Estado, representado de forma paritária pelos setores da Agricultura, Pecuária, Indústria Comércio Atacadista, Comércio Varejista, Serviços e Profissionais Liberais.

 

Erasmo Sabino

erasmo SabinoErasmo Sabino de Oliveira, é formado em Administração, Contabilidade e Secretariado. Chegou a Roraima com 22 anos em 1978, onde foi professor de várias disciplinas em escolas locais e Diretor da Escola Gonçalves Dias.
Ele foi também um dos mais atuantes governadores do Lions Clube de Boa Vista, eleito o melhor do Brasil e um dos dez melhores do mundo, pelo o que foi homenageado nos Estados Unidos em congresso do Lions com a presença do então presidente George Bush. Sua carreira empresarial começou quando fez o primeiro curso do Cresci – Conselho Regional de Corretores de Imóveis, foi aí que teve a idéia de fundar a Imobiliária Potiguar, empresa mais antiga do ramo Imobiliário local, responsável por empreendimentos como: o Cinturão Verde, Centenário, Cidade Satélite, Park Caçari, Paraviana I e II e o Said Salomão. Atualmente, por meio da Erasmo Sabino Imóveis (empresa do grupo Potiguar) estará lançando o moderno empreendimento, Residencial Satélite City, ao lado do Cidade Satélite, com a novidade do cliente poder adquirir a casa já construída, financiada e pronta para morar.

 

Luiz Brito

Luiz Brito -O empresário Luiz Brito, chegou a Roraima vindo do Piauí aos em 1988, trazendo na bagagem o sonho de fundar uma empresa de serviços de qualidade numa região carente no segmento da construção pesada. Além da determinação, trouxe experiência na área da terraplenagem, adquirida em 10 anos como funcionário da construtora Queiroz Galvão, onde iniciou aos 17 anos como auxiliar de oficina, até se tornar diretor técnico. Há mais de duas décadas, ele colhe o resultado de seu sonho, com um grupo empresarial consolidado de três empresas no mercado local, que cresce a cada dia no segmento da construção civil pesada; no comércio de produtos e serviços diferenciados; venda direta de matéria prima; transporte de equipamentos; máquinas e o mais novo ramo: o agronegócio. A LB Construções Ltda, que é a principal empresa do Grupo LB, cujo primeiro equipamento foi um caminhão Chevrolet D60, tornou-se referência de excelência nos setores em que atua, obtendo notoriedade nacional e internacional, tendo recebido diversas homenagens e prêmios de qualidade em serviços e produtos. Além de grande empreendedor com trabalho destacado na Junior Achievement, Luiz Brito é também um grande incentivador da Arte e Cultura local.

 

Haroldo Campos

Haroldo CamposHaroldo Campos, é formado em Engenharia de Sistema pela PUC/RJ, em Administração de Empresa pela UFMT/UNICEN; é Pós graduação em Ciência da Computação e Doutor em Ciências Sociais. Foi Fundador e Presidente das seguintes empresas: Tradewest de importação e Exportação; Halley Digital – Industria de Computadores; TWNET, a 4ª Empresa Brasileira Provedora de Internet (1994); Faculdade Unicen de Tangará da Serra - MT; Faculdades Unicen de Primavera do Leste – MT; Faculdades Unicen de Sinop- MT . Dr. Haroldo é Fundador e Presidente da Halley-Digital Indústria de Computadores; Fundador e Presidente da Telecontrole - Industria de Rastredores por Satélite e também Fundador Mantenedor da Faculdades Cathedral de Barra do Garças – desde 2002; de Água Boa – MT – desde 2004 e de Boa Vista - RR. É fundador e Sócio da Cervejaria Boa Vista (primeira Industria de Cerveja de RR; Diretor Presidente da Piscicultura Ambientais –RR. Implantou também a Universidade Cathedral de Ensino a Distancia com Pólos em: Pará, Roraima e Mato Grosso e é Provedor de 880 bolsas universitárias parciais a integrais, 200 atendimentos diários na área de saúde e social, gera 700 empregos diretos em Boa Vista através das Empresas do Grupo.Entre as muitas horárias recebeu a Medalha de Honra ao Mérito da Organização das Nações Unidas – ONU/UNESCO, por relevantes serviços prestados à América Latina.

 

Junior Goiana

Junior Goiana -O roraimense José Saraiva de Araújo Junior, mais conhecido como Junior Goiana, empresário do ramo do comércio de Varejo, começou suas atividades na área de Panificação, com a Panificadora Goiana, há mais de 15 anos, tendo passado cerca de três anos atuando nesse segmento. A mudança para o ramo de supermercados, começou na própria padaria, onde ele foi aos poucos pondo a venda naquele local, vários tipos de produtos alimentícios. Como a demanda foi aumentando, observou a necessidade de um lugar específico para esse tipo de comércio e foi aí que surgiu o primeiro Supermercado Goiana, na Avenida Ville Roy. Em pouco mais de uma década, o empreendimento de expandiu de uma forma, que atualmente os Supermercados Goiana tem seis lojas instaladas em pontos estratégicos da cidade, (além da loja da Ville Roy, tem a da Av. Santos Dumont no São Francisco, antigo Somar; Capitão Julio Bezerra – Goiana Expresso; Nas rua Joca Farias – rotatória do Caranã; na Av. Venezuala - bairro Liberdade e na Via das Flores – Pricumã). Além de Supermercados, o jovem empresário também atua com Distribuidora de alimentos, gerando cerca de mil empregos diretos em suas empresas.

 

Marina Meu Caso

Marina Meu CasoMarina Cantão, atuou em diversas áreas informais, inclusive como garimpeira na lendária Serra Pelada (disfarçada de homem, porque não podia entrar mulher naquela área de garimpo). Em Boa Vista, foi sacoleira até que em meados dos anos 90, montou uma barraca na Praia Grande, onde vendia peixe frito. Um dia deixou um aparelho de som sob os cuidados da proprietária de um barco flutuante e esta deixou o referido aparelho que ainda não estava pago, fosse levado pela enchente do Rio Branco. Marina então criou o maior caso e se instalou num terreno baldio na outra margem do rio, vendendo peixe frito com baião de dois, pra poder pagar as prestações do Aparelho de som. E foi assim que surgiu o restaurante Regional Marina Meu Caso, o único de Roraima que consta no Guia Internacional de Restaurantes, que é administrado por ela e pelo marido Stanley "Boboco" Lira. Há 15 anos, a concorrida Casa, freqüentada por autoridades e artista locais e nacionais, realiza uma festa anual para eleger a Garota Matrinxã, uma homenagem ao prato principal do seu cardápio (matrinxã assada com baião de dois), elogiado por muitos, inclusive pelo renomado chef francês Olivier Anquier.

 

Parima Vieira

Parima VieiraO empresário Antonio "Parima" Vieira, saiu de sua terra natal no interior da Paraíba com 14 anos com destino ao Maranhão, onde trabalhou como balconista no Armazém Paraíba durante mais de dois anos. De lá foi para Mato Grosso, trabalhar no garimpo e foi como garimpeiro que chegou a Roraima em 1987 com 20 anos. Aqui começou a ser chamado de Parima, pelo fato de garimpar na Serra do Parima. Paralelo a atividade garimpeira, ele deu início a importação de açúcar do Rio Grande do Norte pra para o Estado e com o fechamento do garimpo em 1992, se dedicou unicamente a esse ramo de comércio, tanto que abriu em Manaus a Transportadora Parima, para trazer açúcar até Boa Vista. Aos poucos foi transportando outros produtos até que em 1997, abriu a Parima Distribuidora, pioneira em distribuição de bebidas e produtos exclusivos no Estado (como: todinho, balduco, aginomoto, entre outros). Além da Transportadora e da Distribuidora, o Grupo Parima é proprietário da Lê Mans Rent a Car local; da Distribuidora Solimões; Fazenda Sonho Azul (de gado de corte e criação de peixes) e da Indústria de Bebidas que produz e engarrafa a Cachaça 86 em Roraima. O empresário Parima Vieira, é um dos empreendodores do pega Projeto Frigo Dez e suas empresas geram 280 empregos diretos e cerca de mil empregos indiretos.

 

Veronildo Holanda

Veronildo HolandaContabilista e Advogado, Veronildo Holanda chegou do Nordeste junto com sua família em 1995 e aqui instalou a empresa Pontual Despachante, que hoje se transformou na Pontual Assessoria Imobiliária, que juntamente com outra empresa do Grupo Pontual, a Centro Norte Construções, atuam no ramo de compra, venda e locação de imóveis próprios com financiamento. A Centro Norte Construções, é também a Correspondente Imobiliária da Caixa Econômica Federal no Estado. Além dela, outras empresas de outros ramos também fazem parte do Grupo, entre as quais a franquia da Carmen Steffens locais. Nesses quase 20 anos de atuação no estado, as empresas criadas e administradas por Veronildo Holanda, tem realizado várias importantes construções, e centenas de empregos diretos e indiretos, contribuindo efetivamente para o desenvolvimento do Estado de Roraima. Além disso, o Grupo é responsável por viabilizar para muitas pessoas, a concretização do sonho da casa própria, objeto de desejo da grande maioria da população.