Poderosas

Poderosas

Ela foram consideradas as mulheres mais poderosas do Estado na atualidade, independentemente de suas áreas de atuação. Todas elas foram escolhidas por meio de pesquisa espontânea com justificativa de votos e foram eleitas as mulheres mais influentes de Roraima entre centenas de outras que também foram citadas durante a pesquisa.

 

01

 

Ângela Portela

Professora, casada com o deputado Flamairon Portela, ex-Governador de Roraima; se destacou como Primeira Dama do Estado, cirando os principais Projetos sociais do Estado, entre os quais: Vale Alimentação (hoje crédito social) e o Alô Mamãe (que acompanhava da gestação ao parto, registrava e doava leite por 6 meses). Eleita deputada federal se destacou como autora da Lei da Aposentadoria para donas de casa. Também como parlamentar foi autora dos Projetos que destina 10% do PIB para a Educação e do que eleva de 30,50 para 50% os desmatamentos em áreas produtivas. É responsável pela instalação dos Institutos Federais, Amajari, Zona Leste Boa Vista e Bonfim. Atual senadora da República é cotadíssima para disputar o Governo do Estado.

 

 

02

 

Aurelina Medeiros

Aurelina Medeiros é Médica Veterinária, especialista em Planejamento Agrícola e Mestra em Sociologia do Desenvolvimento. Foi Secretária de Agricultura, Presidente do Instituto de Terras de Roraima (Iteraima) e teve grande atuação na transferência de terras da União para o Estado. Como parlamentar é conhecida pela forte atuação na agricultura e na elaboração de projetos de cargos e salários para servidores públicos. Está no quarto mandato de deputada estadual. Atualmente é Vice Presidente da Assembléia Legislativa de Roraima e atua nas comissões de Constituição e Justiça, Ética Parlamentar, de Terras e Colonização e Assuntos Indígenas, de Defesa dos Direitos da Família, da Mulher, da Criança, do Adolescente, do Idoso e de Ação Social.

 

03

 

Giocanda Martinez

Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba, é mestre em Engenharia Geotécnica e Transportes pela mesma Instituição e Doutora em Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem vasta experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Mecânicas dos Solos, atuando principalmente nos seguintes temas: sucção, solos lateríticos, engenharia geotécnica, solos não saturados e solos residuais tropicais. Foi Vice-reitora e Pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da UFRR de 2004 a 2012. Na área de gestão institucional coordenou a elaboração do Projeto Pedagógico Institucional da UFRR e do Plano de Desenvolvimento Institucional e atualmente é a Reitora da Universidade Federal de Roraima.

 

 

04

 

Joênia Batista

Joênia Batista, indígena Wapixana da Comunidade Truarú, é advogada formada na UFRR e Mestre em Indigenous Peoples Law and Policy Program pela University of Arizona -USA. Assessora Jurídica do CIR, ela atuou em várias outras Entidades de defesa dos direitos indígenas. Foi Conselheira Núcleo Insikiran/UFRR; do Conselho Nacional de Biodiversidade; da Funai, do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social; do Fundo Brasil de Direitos Humanos, entre outros. Possui vários prêmios nacionais e internacionais, inclusive a indicação na seleção de 1000 mulheres para o Prêmio Nobel da Paz. Joênia, possui curso de Português Avançado, Inglês e Espanhol e é atualmente, presidente da Comissão Nacional de Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas do Conselho Federal da OAB.

 

05

 

Luiza Perim

A economista Luiza Perin, é considerada a mulher mais poderosa do Estado na área empresarial. Uma das pioneiras nesse setor, ela tem servido inclusive de referência para outras mulheres locais, que como ela optaram pela iniciativa privada e estão tocando negócios próprios. Diretora do Grupo Perin, ela é o braço direito do marido Vitor Perin, na administração das 13 lojas do Grupo nos mais variados ramos, somente nas Lojas Perin e Rei dos Colchões, são 9 lojas espalhadas na cidade. Além disso, há também a Perin Design, Todeschini, Morata, Perin Locadora, Perin Semi-novos e Perin Veículos (autorizada da Volkswagen). Luiza é simples, chique, acessível e altamente religiosa, devota fervorosa de Nossa Senhora de Nazaré.

 

06

 

Magnólia Rocha

A atuante Magnólia Rocha é um dos nomes mais conhecidos na área social em Roraima por ter sido a fundadora da Liga Roraimense de Combate ao Câncer, Entidade filiada a Rede Feminina Nacional de Combate ao Câncer, a qual preside. Ela é médica, formada pela UFPA, Especialista em Ginecologia, Citopatologia, Administração Hospitalar e Medicina do Trabalho. Dra. Magnólia atuou como membro da Câmara Judicante e da Comissão de Assuntos Políticos /CRM-RR; Membro dos Conselhos Municipal e Estadual de Saúde de Boa Vista e do Estado de Roraima.É responsável Técnica dos Serviços Ginecologia e Citopatologia da Clínica São Luiz e Liga Roraimense de Combate ao Câncer – LRCC

 

07

 

Maria Aparecida Cury

Juíza de Direito Titular do Juizado Especializado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Maria Aparecida Cury, tomou posse como Juíza Substituta do Estado de Roraima em 2001 e desde então atuou nas 1ª e 5ª Varas Criminais da Comarca de Boa Vista. Foi promovida por merecimento em 2002, ao cargo de Juíza Titular da Comarca de Rorainópolis, onde permaneceu durante cinco anos. De 2007 a 2009, foi titular ainda das Comarcas de Mucajaí e Alto Alegre e assumiu a titularidade da 1ª Vara Criminal (Tribunal do Júri) em Boa Vista. Tida como "linha dura", é temida pelos réus e admirada pela classe jurídica, por sua conduta escorreita e a imparcialidade na aplicação da Lei.

 

 

09

 

Shéridan de Anchieta

Shéridan de Anchieta, nasceu em Boa Vista. Estudou Jornalismo em Recife/PE. Trabalhou na Folha de Boa Vista em 2004 e em 2008 assumiu a titularidade da Secretaria Extraordinária da Promoção Humana e Desenvolvimento, responsável pelas principais ações sociais do Governo de Roraima. É psicóloga e idealizadora de programas de alcance popular como: Mutirões da Cidadania, Semana Estadual da Mulher, Encontro de Mulheres Rurais, entre outros. Implantou a Rede Viva - com o Viva Comunidade, Viva Criança, Viva Melhor Idade e o Viva Juventude. Em 2012 recebeu o Prêmio Destaque Nacional de Desenvolvimento Sustentável e de Responsabilidade Socioambiental, concedido pelo Instituto Biosfera, que reconheceu o Viva Comunidade pelo excelente nível técnico do Centro. É tida como a Primeira Dama, de maior influência no Governo de Roraima em todos os tempos.

 

10

 

Tânia Vasconcelos Dias

A roraimense Tânia Maria Vasconcelos Dias de Souza Cruz é formada em Direito e foi promotora de Justiça do Estado do Amazonas no período de 1988 a 1991. Entrou para a magistratura em 1991 e tornou-se Juíza Titular da Comarca de Caracaraí/RR, onde trabalhou de 1991 a 1993. Foi juíza da 1ª. Vara Cível de Família da Comarca de Boa Vista/RR; da 3ª Vara Cível de Registro Público; juíza titular do 1º Juizado Especial Cível e Criminal Nomeada juíza TRE; Diretora do Fórum Sobral Pinto; Presidente da Associação dos Magistrados de Roraima; Coordenadora do Programa Justiça Especial Volante; Membro da Turma Recursal do Estado de Roraima, acumulando também a função de Coordenadora dos Núcleos de Atendimento e Conciliação da Comarca de Boa Vista. Em 2010 foi escolhida Desembargadora pelo critério Merecimento, presidiu o Tribunal Regional Eleitoral e atualmente é a presidente do Tribunal de Justiça de Roraima.

 

08

 

Paula Cruz

Quando surgiu o jornal Folha de Boa Vista, há 30 anos atrás, Paula Cruz, ainda estava na Alfabetização.Começou a freqüentar a Folha, ainda criancinha acompanhando seus pais (Nazaré e Getulio Cruz) e não demorou muito pra começar a trabalhar de verdade, primeiro como secretária da gerência, depois como secretária do Departamento comercial. Aos 17 anos, foi oficialmente emancipada para poder assumir a Direção do Departamento Comercial da Folha, paralelamente, formou-se em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela UFRR, cursou duas pós-graduações, (em Marketing e Gestão de Projetos), titulou-se Mestre em Administração e foi professora universitária durante 7 anos. Em 2006 assumiu a Direção Geral no maior Grupo de Comunicação de Roraima, o Grupo Folha, (composto pelo Jornal Folha de Boa Vista, a Radio Folha AM 1020, Folha Web e a revista Quero Mais) e administra a Papel Jornal, única Papelaria Temática do Estado.